73 - ​98858-0337  |      73 - ​99123-3062​  |​    extintoresgrapiuna@gmail.com​  |​    @ExtintoresGrapiuna

Serviços

Manutenção 
em extintores

MANUTENÇÃO

Os extintores são equipamentos imprescindíveis na prevenção contra incêndios em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e veículos automotivos. Desse modo, ressaltamos a importância de se manter esses equipamentos regularizados.

Por isso, anualmente, os extintores e as mangueiras devem passar por manutenção, seguindo as orientações do INMETRO, através das normas ABNT NBR-12962, NBR-13485 que determinam a inspeção mensal por parte do proprietário, observando o nível de pressão dos extintores para que se mantenha o controle de eficiência desses equipamentos, caso ocorra baixa de pressão procurar imediatamente o responsável técnico para que seja realizada a substituição.

Ressaltamos a importância de se contratar profissionais qualificados e aptos para a realização de um serviço de qualidade, pensando na segurança das pessoas e do seu patrimônio, bem como em um caso urgente que os equipamentos estejam em dia com a manutenção para que não haja falhas nem tampouco desempenho inferior e não consigam atingir o objetivo maior que é conter as chamas.

Manutenção de primeiro nível

A manutenção de primeiro nível, por consistir em procedimento de caráter corretivo, envolve componentes não sujeitos à pressão permanente, pode ser executada, sempre que for requerida por uma inspeção técnica, no local onde o extintor de incêndio se encontra instalado.

Manutenção de segundo nível

Manutenção de segundo nível é executada a cada 12 (doze) meses e consiste em substituir o extintor, manutenção dos componentes, substituição do selo INMETRO, anel de identificação, lacre, quadro de instruções e termo de garantia. Este tipo de manutenção requer que a execução de serviços seja realizada por empresas certificadas junto ao INMETRO, com local e equipamentos apropriados.

Manutenção de terceiro nível

Manutenção de terceiro nível é executada a cada 5 (cinco) anos e inclui todos os requisitos aplicáveis à manutenção de segundo nível, mais o ensaio hidrostático do recipiente.

TIPOS DE EXTINTORES

Extintor com carga de água  – seu conteúdo ou recarga é realizado com água potável pressurizada. O uso desse equipamento é para conter chamas provocadas por papéis, algodão, tecidos e materiais semelhantes, resfriando e abafando o fogo.

Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2) – sua ação ocorre através do abafamento e resfriamento, não é aconselhável ser utilizado em locais pequenos, por ser altamente asfixiante, sua função é para conter chamas da parte elétrica, bem como incêndios causados por óleo de cozinha.

Extintor com carga pó químico ABC – tem como componente o monofosfato de amônia siliconizado, esta substância adere na superfície dos materiais tipo A (papéis, tecidos, algodão e madeira), tipo B (líquidos, gases inflamáveis ou sólidos), além de poder ser utilizado para chamas envolvendo eletricidade). Por conter uma amplitude maior em vários tipos de incêndio é o mais recomendável para residências, indústrias e comércio.

Extintor com carga de pó químico BC – tem como principal componente o bicarbonato de sódio, atua resfriando o calor e abafa rapidamente a chama, evitando a propagação do fogo, usado para líquidos, sólidos, gases inflamáveis e equipamentos elétricos.

A Extintores Grapiúna trabalha com a manutenção desses tipos de extintores. Somos autorizados pelo INMETRO com o número de registro 0007254/2022. Além disso, também vendemos esses produtos.

Manutenção 
em mangueiras

MANUTENÇÃO

As mangueiras são umas das principais armas do Corpo de Bombeiros no combate as chamas. Fazer a manutenção e o teste hidrostático em mangueiras de incêndio, de acordo com a NBR 12779, garante que elas estejam sempre em condições de uso.

Além disso, manter o teste hidrostático em dia, impede que você tenha problemas com o Corpo de Bombeiros na hora de obter ou renovar o seu AVCB ou caso seu imóvel sofra uma fiscalização surpresa.

O teste pode ser conduzido por empresa qualificada e registrada no INMETRO. Os serviços podem ser prestados nas dependências da empresa responsável, ou até mesmo no cliente.

Conheça os 5 tipos de mangueiras de incêndio

Cada um dos cinco tipos atende a diferentes imóveis e especificações. Vai depender da pressão de trabalho solicitada – quanto maior o local e maior o risco de incêndio, maior será a pressão de trabalho – e da condição de abrasividade no uso, o que pode acarretar em sérios danos a mangueira.

Fora isso, as mangueiras variam de tamanho – podem ser de 15, 20, 25 ou 30 metros de comprimento – e espessura – podem ser de 1.½ (40mm) ou 2.½ (65mm).

Veja as características de cada um dos tipos:

Tipo 1: Exclusiva para uso em condomínios e edifícios residenciais. Possui apenas um reforço têxtil e a pressão de trabalho é de no máximo 980 kPa (10kgf/cm²). Por isso, não pode ser instalada em prédios de escritórios, hospitais, shopping centers, hotéis e lojas comerciais por exemplo;
Tipo 2: Largamente utilizada em edifícios comerciais, industriais e pelo Corpo de Bombeiros. Conta com um reforço têxtil e pressão de trabalho máxima de 1.370 kPa (14kgf/cm²);
Tipo 3: Utilizada na área naval, industrial, e pelo Corpo de Bombeiros. Conta com dois reforços têxteis sobrepostos, o que confere maior resistência a abrasividade. A pressão de trabalho é de no máximo 1.470 kPa (15kgf/cm²);
Tipo 4: Mangueira exclusiva para área industrial. Construída com um reforço têxtil, acrescido de uma película externa de PVC, o que garante maior resistência a abrasividade e a produtos químicos. Sua pressão máxima de trabalho é de 1.370 kPa (14kgf/cm²);
Tipo 5: Mangueira exclusiva para área industrial. Construída com um reforço têxtil, acrescido de um revestimento externo de borracha, o que confere maior resistência a abrasividade e ambientes com alta temperatura. A pressão de trabalho é de no máximo 1.370 kPa (14kgf/cm²).

Qual a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio?

Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção.
Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário. Essa inspeção pode ser feita por leigo, e serve apenas para verificar se não há cortes ou furos na mangueira.
Ao final do teste a mangueira deve receber uma etiqueta comprovando a realização do teste.
A etiqueta deve mostrar qual empresa realizou a manutenção, o tipo, comprimento e espessura da mangueira. Indica ainda, o mês e ano da realização do último teste e quando deverá ser realizado o próximo.

A Extintores Grapiúna trabalha com a manutenção desses tipos de mangueiras. Somos autorizados pelo INMETRO com o número de registro 0007254/2022. Além disso, também vendemos esses produtos.

Entre em contato com a Extintores Grapiúna e 
faça seu orçamento sem compromisso
Nossos colaboradores estão aguardando seu contato.

 
WhatsApp Web

Nosso canal mais rápido de atendimento.
Abrir chat do WhatsApp Web

Nosso endereço

 Extintores Grapiúna

Nosso endereço físico destacado no mapa. 
Ficaremos imensamente contente em recebe-los em nossa oficina.

Av. Bionor Rebouças Brandão, 506
São Roque, Itabuna - BA, 45603-583

PÁGINA INICIAL